Hoje vou falar de um tema importantíssimo para quem deseja se destacar dos concorrentes. Afinal, por que devo me tornar uma referência no segmento em que atuo? Se você sente que seu trabalho é excelente, com uma qualidade acima dos demais, mas percebe que seu concorrente está sempre com mais clientes que você, essa dica é para você! Quando nos tornamos referência, nos tornamos também um EXEMPLO quando se trata de um assunto. Supondo que você é uma nutricionista. Se as pessoas lerem ou ouvirem falar que você é especialista em nutrição esportiva, por exemplo, elas vão entender que se elas precisam de uma ajuda profissional não adianta ir em outro nutricionista, é necessário que seja você. Ou seja, você se torna fundamental para o seu potencial cliente.

Então, se tornando referência no seu segmento, você poderá:

-> Atrair mais clientes para o seu negócio;

-> Aumentar o seu ticket médio, logo, obter mais lucro

-> Aumentar as suas vendas

-> Destacar-se dos seus concorrentes

Parece ótimo, não é? Então, confira as 7 dicas que preparei para te ajudar a se tornar uma profissional referência em seu segmento.

7 Dicas para se tornar uma profissional referência em seu segmento

A primeira coisa a se dizer é que você precisa ter paciência, pois o processo de construir a sua imagem e “fama” demanda etapas a longo prazo. Mas seguindo as estratégias corretamente, você conseguirá, com certeza! 

Construindo sua AUTORIDADE

Para ser vista como referência você precisa começar a construir uma autoridade no assunto que você domina. Você pode ter uma clínica gigantesca, utilizar aparelhos avançados, ter dezenas de diplomas, mas nada disso adianta se o cliente não sentir CONFIANÇA em você. Para o cliente, todas essas outras coisas até são importantes, mas nada se compara ao relacionamento que ele terá com você. Você precisa mostrar que domina o assunto, inspirar confiança e construir um relacionamento.

E provavelmente agora você está pensando que seu atendimento é excelente e o cliente ou paciente vai sentir essa confiança quando for a seu escritório ou consultório. Mas a questão é que para se tornar referência, você precisa conquistar essa confiança muito antes do cliente chegar até você. E é através da internet que você conseguirá construir sua autoridade e atrair os clientes para uma visita pessoalmente. Então para iniciar sua construção da autoridade, siga as dicas abaixo:


1. Grave vídeos

A melhor forma de construir a autoridade é falar sobre os assuntos do seu nicho. Atualmente, 86% dos usuários online já consomem mais vídeos do que outros formatos. Através dos vídeos você poderá falar sobre temas do interesse do seu público e mostrar sua expertise no assunto. Os vídeos podem ser publicados no IGTV do Instagram, no Youtube e também no Facebook, pois são as plataformas favoritas dos usuários. 

Para escolher os temas, pense no seu público. Lembre das perguntas mais comuns dos seus clientes e crie temas para esclarecê-las. Lembre-se de usar uma linguagem acessível, afinal quem irá assistir precisa entender o tema.  

Além disso, preocupe-se com a qualidade. Você pode gravar pelo celular, mas atente-se a deixar o celular em um tripé. Prepare um cenário bacana que mostre um pouco do seu trabalho. Esteja vestido adequadamente e fale devagar. 

E o principal: seja constante! Grave pelo menos 2 vídeos por semana. É importante que seu cliente veja você sempre que possível para ir reforçando o seu nome com aquele segmento.

Se você possui dificuldades com tecnologia, peça a ajude de um profissional.


2. Converse com o seu público

Hoje em dia temos diversas formas de criar relacionamentos com o público online. As redes sociais nos auxiliam muito nessa parte.

Durante seus vídeos, faça perguntas. Provoque seu público. Faça desafios, enquetes e esclareça dúvidas. Não deixe um cliente no “vácuo”. Se ele fizer uma pergunta, logo já faça um vídeo respondendo (e até diga o nome dele se for possível, isso gera conexão).


3. Escolha um nicho

Quanto menor o seu nicho, mas fácil será de construir essa autoridade. Escolha bem o que você deseja falar e direcione a um público específico! Procure entender o que seu público deseja e seja fiel a ele.

Se você é nutricionista, advogada, médica… você já deve ter um nicho selecionado, então utilize isso a seu favor, ou seja, ao invés de só se posicionar como um profissional, seja uma nutricionista esportiva ou uma advogada criminal ou uma médica dermatologista. Assim, você já mostra sua especialização em uma área.


4. Reconheça as dores do seu público

Ainda pensando no seu público, tente compreender o que ele deseja saber. Quando o cliente procura você, qual a dor dele? Qual a dificuldade que ele tem a ponto de pedir a sua ajuda? Pense nessa necessidade do seu público e utilize isso para definir os temas dos seus vídeos e publicações.

Se você ainda não sabe muito bem, procure blogs do segmento, faça pesquisas e ouça o seu cliente. Assim você poderá entender melhor para qual caminho seguir.

5. Apareça e cresça

Na rede social, é necessário aparecer. Mostre a sua cara! Mostre o seu dia a dia no escritório, faça vídeos curtos para stories no Instagram e seja autêntico. Se você possui dificuldade ou timidez, recomendo ir praticando aos poucos. Tente começar gravando um vídeo por dia, e vai postando conforme for se soltando mais. Faça perguntas simples e conforme for vendo a interação, você começará a se soltar. Aliás, esqueça a câmera. É o seu cliente ali querendo ouvir você! Lembre-se que ninguém está preocupado com o seu cabelo, com a sua unha ou uma pequena espinha. Eles querem ouvir você, ver a sua rotina profissional e aprender com você! Preocupe-se com o seu conteúdo! 

6. Invista em conteúdo e esqueça as vendas

A construção da autoridade depende também da qualidade de seus conteúdos. Nesse momento não é hora de tentar vender, mas sim compartilhar o seu conhecimento!

Lembra que eu falei que esse seria um projeto a longo prazo? Em um mês você não perceberá diferença nas suas vendas, talvez apenas nas interações. Então lembre-se da constância! Quanto mais conteúdos relevantes você colocar, mais rápido será seu retorno em vendas também.

A construção da autoridade leva tempo, mas valerá a pena quando você começar a perceber a sua agenda lotada! 😉


7. Reforce seu diferencial

Não pense que você está fazendo seu vídeo para quem já te conhece. Muito pelo contrário. Pense que cada vídeo poderá atrair novos clientes, então se apresente em todos os vídeos. Diga quem é você e o que você faz. Ao longo do vídeo, sempre reforce o seu diferencial dizendo que aquilo que você está apresentando é único pois você é especialista no assunto, por exemplo. 

Dica extra: tente não prolongar muitos os vídeos e pense que cada vídeo é uma chance única de atrair novos clientes, então crie um conteúdo difenciado e de qualidade. 


E aí, gostaram? Espero ter te ajudado a entender como construir sua autoridade é essencial para ter mais resultado em seu negócio! Se você precisa de ajuda para criar conteúdo relevante para o seu público, entre em contato comigo. Quero te ajudar nesse processo! 😉