Você percebeu que de repente a sua publicação não alcança mais tantas pessoas ou não tem tanto resultado quanto antigamente? Pois é, parece que o Tio Mark percebeu que estava ganhando “pouco” dinheiro com o Instagram e resolveu dar uma estimulada na galera. Mas por que isso acontece? Existem diversos fatores que fizeram o Instagram mudar um pouco e vou listar os principais:

1. AUTOMAÇÃO / BOTS

Desde que as empresas perceberam as redes sociais como uma plataforma excelente para a sua marca, começaram a surgir alguns sites e aplicativos oferecendo serviços que chamamos de automação. O que é isso? É quando um robô começa a interagir com um público escolhido por você, fazendo comentários, curtindo posts, seguindo perfis… e tudo isso para fazer com que esse público note a sua marca. E existia a automação para comprar seguidores FALSOS também, um absurdo que muitas empresas grandes aderiram.

E esse tipo de automação dava certo? Sinceramente, no começo sim! Depois de um tempo, vinha muuuuitos seguidores fora do seu público e só gerava números mesmo. Mas ainda assim, várias empresas eram a favor, pois os seguidores estavam sempre crescendo. As pessoas por exemplo, chegavam a comprar seguidores para parecer grandes blogueiros/influenciadores. Péssimo, né?!

Vendo isso, o Instagram percebeu o quão prejudicial tudo isso estava sendo para a sua plataforma e começou a averiguar isso de perto. Com isso, ele começou a tomar medidas drásticas para parar esses robôs, como impedir sites de automação, excluir seguidores falsos e até bloquear contas que utilizavam esses bots de forma descontrolada. Outra decisão bem conhecida na mesma época, foi o fim das curtidas (que não me tira da cabeça que tem tudo a ver com isso também).

Resumindo, se você alguma vez já utilizou esses bots, o Instagram decidiu começar a “punir” você diminuindo o alcance das suas publicações, até que o algoritmo dele entenda que seu conteúdo é relevante o suficiente para voltar a ter um bom engajamento. Então honestamente, essa parte só depende de você mesmo.


2. INFLUENCIADORES

Também são chamados de digital influencers, creators ou criadores de conteúdo e tornaram-se celebridades no mundo virtual.

Com milhões de seguidores, eles têm a capacidade de influenciar outras pessoas a tomarem decisões, seja estilo de vida ou consumo. Com isso, as marcas logo perceberam o quão relevante era formar parceria com eles. Assim, grandes marcas começaram a pagar esses influenciadores para falar sobre o produto deles no Instagram. A famosa #publipost (post com publicidade).

Enquanto isso é bem positivo para os influenciadores, é ruim para o Instagram. Afinal, se as empresas perceberam que vale mais a pena investir dinheiro em marketing de influência, por que elas iriam anunciar na plataforma? Essa sempre foi uma preocupação do tio Mark, apesar dele nunca falar isso explicitamente. Mas quem trabalha com redes sociais há muito tempo como eu, já vem sentindo isso, já que suas decisões sempre acabam afetando esse nicho.


 3. ANÚNCIOS PATROCINADOS

Por fim, chegamos no assunto talvez que tenha mais influência na queda do engajamento. O Instagram como qualquer rede social não foi criada para empresas. As redes sociais foram criadas para que usuários pudessem trocar experiências e se conectar.

Acontece que as empresas invadiram as redes sociais e muitas vezes tornaram as plataformas até chatas, cheias de anúncios e propagandas. E com toda razão, o C.E.O. do Facebook precisava tomar uma decisão. Foi então que drasticamente, há alguns anos, ele começou a oferecer anúncios patrocinados para as empresas.

Quem já utilizou o Facebook, sabe que na época isso foi ótimo pois o custo-benefício valia muito a pena (e ainda vale!). Porém o alcance orgânico (aquele que não tem investimento) começou a cair drasticamente. Quando eu criava um post por exemplo, conseguia apenas que 10% do meu público visualizasse aquele publicação. E o mesmo tem acontecido com o Instagram.

Quando criamos uma publicação, a plataforma entrega nosso conteúdo para apenas 10% dos nossos seguidores. Se o conteúdo for relevante e tiver um bom engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos), o Instagram entende que aquele conteúdo é importante e entrega para o restante dos seus seguidores. Em resumo, se quem te segue não é o público que vai gostar e interagir com seu conteúdo, consequentemente não haverá engajamento e sua publicação terá pouco alcance. Faz sentido?

Então qual seria a solução nesse caso? Criar anúncios patrocinados para o público que você deseja buscar! E é assim que o Instagram consegue ganhar com a sua conta. Esperto esse Mark hein! rs

Agora enxergando todo esse cenário e essas dificuldades, como vamos melhorar nosso engajamento no Instagram então? Separei algumas dicas para te ajudar com isso! Confira: 

5 DICAS PARA OBTER MAIS ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

1. Interaja com seus seguidores

Lembra que eu falei da automação? Se dava certo é porque a estratégia funciona. Ao invés de utilizar automações, faça você mesmo essa interação. Converse com seus seguidores, responda comentários e visite outros perfis. Participe ativamente do Instagram.


2. Conheça seu público

Busque entender quem é seu público e o que ele deseja de você. Entenda se você deseja se comunicar com mulheres ou homens, com adolescentes ou adultos, com moradores de São Paulo ou da Itália por exemplo. Porque acredite, isso fará toda a diferença na hora de criar conteúdo.


3. Crie conteúdo de valor

Agora que você já conhece seu público, crie conteúdo que gere o interesse dele. Evite postar apenas foto de produtos ou informações da sua empresa. Conheça o que seu público quer ler, ouvir e interagir; e crie esse tipo de conteúdo para ele.


4. Faça perguntas

Use os stories ou o próprio feed para CONVERSAR com seus seguidores. Transforme o post em uma via de mão dupla. Converse, pergunte e busque interações entre os usuários. Aproveite os stories para criar enquetes, pedir opiniões, oferecer dicas, etc.


5. Crie anúncios patrocinados

Os anúncios são um excelente meio de buscar pessoas parecidas com o seu público. Nele você consegue segmentar se deseja homens ou mulheres, pessoas com interesses em alimentação ou exercícios físicos, roupas formais ou roupas casuais e assim vai. Assim, você consegue mostrar sua publicação para quem realmente vai gostar de interagir com você.

E aí, gostaram dessas dicas? Deixe sua dúvida sobre o Instagram aqui ou diga qual é a sua dificuldade com relação a essa plataforma. Queremos te ajudar! 😉