Você já se imaginou de uma hora para outra ter todo o seu cronograma das próximas semanas das redes sociais de seus clientes perdidos?

Bom, foi exatamente isso que aconteceu!

Neste último dia 09 de Agosto o Facebook derrubou a plataforma ETUS, uma plataforma de gerenciamento de posts em redes sociais, que é usado por mais de 100 mil marcas como Ellus, Arezzo, SBT, Globosat, que agora estão sem poder movimentar suas ferramentas para publicação no Facebook e Instagram. 

Mas isso, não é a primeira vez que acontece, em junho o Facebook tirou a plataforma MLabs, que pertence à Stone, do ar, mas por um erro removeu também as publicações de mais de 300 mil contas de clientes. Porém, com muita luta o mLabs se ajustou e voltou a funcionar, mas sem algumas de suas ferramentas principais para o trabalho dos sociais medias…

Mas por que isso aconteceu?

Eu estou aqui para explicar. Segundo apurou o Radar Econômico, o bloqueio foi feito sob alegação de que a empresa usa informação não autorizada para obter dados da plataforma. 

Como assim? Para entender o porquê o Facebook tirou o Etus do ar, é preciso entender o que é uma API e o que isso significa.

API significa Interface de Programação de Aplicações, que é, basicamente, o conjunto de padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por terceiros, como outros aplicativos, por exemplo.

Exemplificando, o Facebook permite que terceiros utilizam as suas ferramentas por meio de algumas condições específicas.

Mas quais são essas condições?

Bom, o Facebook não permite que as plataformas terceiras de gerenciamento de redes sociais realizem as seguintes funções:

  • Publicação automática de Stories, Reels e IGTV;
  • Formato Carrossel para Feed;
  • Desativar comentários e posts do Feed;
  • Marcação de produtos do Instagram Shopping.

Mas afinal, como ficará essa questão da ETUS?

De acordo com o informativo publicado no site da plataforma, a mesma já está em contato com o Facebook para resolver isso o mais rápido possível para evitar que ainda mais contas sejam prejudicadas, mas ainda não sabem quando isso será resolvido, o que continuará prejudicando seus usuários até que tudo se resolva.

E o que isso afeta a minha empresa? Bom, eu vou te relatar sobre esse “sofrimento”!

Aqui na minha agência temos a disciplina de criarmos todo o cronograma de postagens dos nossos clientes para o mês e já agendarmos na plataforma, ou seja, ETUS a plataforma atual na qual usamos no momento, após ter passado por toda essa confusão de ter perdido nossos posts quando a mesma coisa ocorreu com a MLABS.

Sim, isso mesmo!

Nós já fomos afetados com esse “bloqueio” do Facebook quando ele “barrou” a Mlabs, mas respiramos e buscamos uma solução, migrar para o ETUS, que estava nos atendendo super bem até a data do dia 09 de agosto.

Mas agora, sinceramente, estamos um pouco aflitas sobre a situação, mas com pensamento positivo de que tudo dará certo!

E o que isso nos ensina? A ser paciente e saber que todos nós devemos estar sempre em constante evolução e sempre focados em buscar soluções e jamais no problema.

E eu tenho certeza que assim como nós, você também achará uma solução para esse problema.

OBS.: Algumas pessoas já sinalizaram que o ETUS tenha normalizado, porém, ainda não sabemos se haverá mudanças na plataforma.

Ah, e não se esqueça de acompanhar meu Instagram para receber esse tipo de conteúdo todos os dias! Te espero por lá!