LGPD. Eu tenho certeza que, nos últimos meses, você deve ter ouvido essa palavrinha pelo menos uma vez. E porque ela tem sido tão abordada não apenas pela mídia, mas pelos profissionais em geral? Porque ela veio nos posicionar de uma forma diferente no que tange os dados pessoais: os meus, os seus, de nossos clientes e clientes em potencial. 

E o que isso tem a ver com o Marketing Digital? Eu te respondo: TUDO!! É que boa parte das estratégias de conversão de leads, ou seja, clientes em potencial, se baseia em ações que “convencem” o usuário a cadastrar alguns de seus dados pessoais “em troca” de algum material específico. Como assim, Ana?

Vamos lá! Sabe aquela Landing Page (página da internet) com um formulário ao lado para fazer o download do seu e-book, material com dicas, manual ou de um infográfico? Pois é! Justamente este tipo de estratégia que sofrerá mais impacto com a LGPD no Brasil. 

E não para por aí! Qualquer ação de marketing digital que colete algum dado pessoal, mínimo, que seja, já entra na “mira” da Lei Geral de Proteção de Dados. Por exemplo, solicitar o cadastro do usuário para baixar algum material específico ou um aplicativo, coleta de e-mails para newsletter, preenchimento de formulários para pesquisas, orçamentos, etc, tudo isso precisa ser revisto e enquadrado ao que exige a lei. Além disso, as campanhas e anúncios segmentados, que também usam informações pessoais e de interesse dos usuários, entram nessa revisão.

Como isso te impacta na prática

O principal impacto da Lei Geral de Proteção de Dados diz respeito à coleta e uso dos dados para segmentação de anúncios. No entanto, isso não significa que não poderá ser feito para atingir determinados públicos. A LGPD não impede o uso de informações para ações comerciais, apenas prevê um controle maior do usuário.

Para ficar em conformidade com a lei e evitar as multas altíssimas (que podem chegar até R$ 50 milhões), você deverá trabalhar de maneira mais transparente com os seus clientes, conquistando o seu consentimento por meio do famoso “eu concordo com os termos”.

Outro ponto de interesse é sobre a violação da privacidade de dados. Segundo a nova legislação, será crucial que o armazenamento também seja tratado com cautela, especialmente em plataformas de gerenciamento de dados, para evitar os ciberataques e divulgação indevida.

Entendi, mas como me adequar?

Calma! Eu preparei um passo a passo para que você e sua empresa possam se adaptar às mudanças da LGPD. Dá uma olhada:

1 – Escolha uma agência especializada: Esse é o primeiro passo, afinal, eleger uma agência de marketing capacitada como a responsável pela a elaboração, execução e o monitoramento de suas campanhas de marketing digital, fará total diferença não apenas no sucesso das mesmas, mas na condução desse trabalho dentro do que exige a LGPD;

2 – Elabore uma política de consentimento e privacidade: A LGPD não visa proibir ou impedir que as suas ações de marketing digital coletem dados pessoais dos usuários. Pelo contrário! A ideia é apenas regulamentar e dar mais transparência a esse tipo de estratégia. Portanto, como dica, elabore uma política própria de consentimento e privacidade em sua empresa e trabalhe de forma a conquistar a segurança e a confiança de seus clientes;

3 – Seja criativo! A criatividade sempre foi o principal diferencial para o sucesso das campanhas de marketing digital. Com a LGPD em vigor, isso se torna ainda mais nítido e necessário para as empresas.

A Landing Page, por exemplo, que obriga o usuário a cadastrar os seus dados em troca de algum material, agora precisará ser, de fato, convidativa, atraente e convincente para que essa pessoa decida passar tais informações.

4 – Tenha cuidado! Esteja cada vez mais atento aos princípios e direitos do consumidor. Para isso é fundamental acompanhar as tendências e ficar de olho nas necessidades do mercado. Aqui, vale reforçar a importância de se trabalhar com uma agência especializada e com experiência em marketing digital.

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