Sou empreendedora e sei que não é fácil organizar e cuidar de uma empresa. São entregas, relacionamento com o cliente, financeiro …. ufa! Muita coisa! A parte boa é que há vários aplicativos para negócios que ajudam a lidar com tudo isso.

O meu negócio é uma agência de marketing digital, mas decidi reunir aqui algumas dicas que servem para qualquer tipo de empresa. E o melhor, todas essas ferramentas são gratuitas!

Está preparado para saber quais são? Então, vamos lá!

4 aplicativos essenciais para negócios

1. Trello

Você já ouviu falar no método do Kanban?

É uma metodologia criada no Japão, que propõe a criação de três colunas para dividir o trabalho: “a fazer”, “fazendo” e “feito”.

Agora, pense em como esse método ajudaria a organizar as suas tarefas, de maneira bastante visual e clara. Não precisa se apressar e começar a organizar os post-its na parede pra fazer isso.

O Trello permite a criação de um painel, que pode ser usado com diversas colunas para facilitar o seu fluxo de trabalho. Basta criar uma conta com login e senha.

Essa ferramenta pode ser usada em qualquer navegador e até mesmo no celular. E ele não serve só para organizar o fluxo de tarefas! Com modelos prontos, você pode aplicar a ferramenta para a gestão de projetos, para fazer análises da sua empresa e até para organizar a sua vida pessoal.

Fiz um vídeo bem didático explicando como usá-lo. Clique aqui nesse link pra conferir.

 

2. Reservio

Agendas de papel não são a ferramenta mais eficiente para organizar horários de clientes, não é mesmo?

Para profissionais que lidam com atendimentos, um aplicativo ajuda muito a remanejar e a organizar, sem aquela bagunça visual.

O Reservio é um programa pra agendamento online tão completo que permite até o gerenciamento de clientes e o envio de SMS ou de e-mails. O aplicativo ainda tem integração com o Google Agenda e funciona como assistente de negócios, gerando relatórios sobre a equipe.

Incrível, né? Acesse o programa e comece a usá-lo clicando nesse link.


3. Telegram

O Whatsapp é uma ótima ferramenta de comunicação, mas quem precisa otimizar o próprio tempo sabe que ele pode ser um verdadeiro vilão. As notificações piscando ali na tela acabam com a concentração e podem atrapalhar o seu fluxo de trabalho.

Minha sugestão é o Telegram. Menos invasivo que o Whatsapp, o cliente precisa entrar no aplicativo para acessar os conteúdos. Justamente por essa característica, é uma excelente ferramenta para grupos nos quais você pode compartilhar fotos, vídeos, áudios, etc.

Você também pode entrar em comunidades do Telegram para aprender mais sobre negócios. Eu já montei a minha, e trago muitas dicas sobre marketing pra quem quer conquistar mais clientes. Você pode acessá-lo aqui. 

4. Google Drive

Lembra daqueles arquivos com várias pastas para organizar documentos? O Google Drive realiza essa função, e muito mais. Nele, você pode armazenar apresentações, planilhas e documentos de texto, além de criar novos usando os aplicativos do próprio Google.

Esses docs são salvos automaticamente na nuvem. Por isso, não precisa se desesperar se, de repente, a energia elétrica acabar.

E você pode até mesmo ativar a função salvar offline para não perder nenhuma informação importante. Afinal, a gente nunca sabe quando o Wi-Fi vai dar algum problema, não é mesmo?

Além disso, o aplicativo gera links para compartilhar o conteúdo com o seu gestor, cliente ou colega de trabalho.

O Google Drive já me salvou inúmeras vezes, e tenho certeza que também vai te ajudar. E também está disponível no celular! Você pode acessá-lo nesse link.

Trouxe aqui 4 aplicativos essenciais para negócio, que vão ajudar você a organizar o trabalho e a ter um fluxo mais prático e otimizado. 

E pretendo dar mais dicas sobre isso! Então, não deixe de assinar a minha newsletter, que vou avisar sobre a publicação de mais conteúdos como este!

Até a próxima! 😉